A Kodak empresa com 90 anos de Brasil, e que surgiu em 1888 quando seu fundador o americano George Eastman inventou a máquina fotográfica portátil e, fez de todos nós fotógrafos em potencial durante décadas, pois tornou real o sonho da fotografia através de um processo simples que ultrapassou gerações. Mas a empresa não foi feliz em sua estratégia de não acreditar na evolução da fotografia digital, supondo que a nova tecnologia não fosse evoluir a ponto de se tornar acessível e, de fácil expansão em todas as mídias . Continuou no erro estratégico com flagrante indecisão e deficiência administrativa, pois ao continuar investindo em processos organizacionais e tecnológicos ultrapassados viu-se em quase situação de insolvência empresarial.
O mercado evoluiu rapidamente para a nova tecnologia, surgindo outras marcas que acreditaram na nova mídia e investiram pesado, obrigando a Kodak a passar os últimos cinco anos em total reformulação de sua estratégia operacional com uma mudança tecnológica acelerada. Houve um grande investimento em sua planta industrial localizada em Manaus (a única a produzir máquinas fotográficas fora da China) afim de reinserir a marca novamente no mercado com câmeras digitais .
"Sem um planejamento estratégico competente, ninguém sobreviverá nestes tempos globalizados". Michael Porter
Fonte de pesquisa: http://www.mundodasmarcas.blogspot.com/2006/05/kodak-fotografe-momentos.html


Nenhum comentário:
Postar um comentário