sábado, 26 de março de 2011

Como a experiência da Kodak não a ajudou no início da era digital


A Kodak empresa com 90 anos de Brasil, e que surgiu em 1888 quando seu fundador o americano George Eastman inventou a máquina fotográfica portátil e,  fez de todos nós fotógrafos em potencial durante décadas, pois tornou real o sonho da fotografia  através de um processo simples que ultrapassou gerações. Mas a empresa  não foi feliz em sua estratégia de não acreditar na evolução da fotografia digital, supondo que a nova tecnologia não fosse evoluir a ponto de se tornar acessível e, de fácil expansão em todas as mídias . Continuou no erro estratégico com flagrante indecisão e deficiência administrativa, pois ao continuar investindo em processos organizacionais e tecnológicos ultrapassados viu-se em quase situação de insolvência empresarial.
O mercado evoluiu rapidamente para a nova tecnologia, surgindo outras marcas que acreditaram na nova mídia e investiram pesado, obrigando a Kodak a passar os últimos cinco anos em total reformulação de sua estratégia operacional com uma mudança tecnológica acelerada. Houve um grande investimento em sua planta industrial localizada  em Manaus (a única a produzir máquinas fotográficas fora da China) afim de reinserir a marca novamente no mercado com câmeras digitais .

  

"Sem um planejamento estratégico competente, ninguém sobreviverá nestes tempos globalizados". Michael Porter



Nenhum comentário:

Postar um comentário