sexta-feira, 11 de março de 2011

Como a história do surgimento da "Dell" poderia inspirar pessoas e Start-up's?


     O jovem americano de 19 anos, “Michael Dell”, então estudante de medicina sequer poderia ter imaginado um sucesso tão grande, quando em 1984, resolveu fundar a “PC’s Limited”, renomeada em 1990 para “Dell Computers”. Empresa voltada a colocar em prática as idéias inovadoras de seu fundador, através de comercialização direta de computadores pessoais com o consumidor, eliminando portano, a cadeia viciosa de intermediários e lojistas sem o devido foco no cliente.
    “Dell” iniciou a venda dos PC’s através de uma política de marketing ousada, oferecendo seus computadores via telefone e através de anúncios em magazines especializados em informática. Seus produtos foram, então, comercializados com uma redução de 20% em relação ao comércio tradicional. Estava assim quebrado o paradigma na forma de comercializar computadores pessoais.  
    O nascimento desta empresa diferenciada,  com “DNA” próprio, voltada para valorização de um marketing agressivo e com foco diferenciado no cliente, que utiliza de canais inovadores de comunicação,  com disciplina operacional aliada ao incentivo de talentos pessoais; a fez alcançar a Excelência empresarial. Dessa forma, a “Dell” tornou-se referência de qualificação de pessoas e Start-up’s (pequenas empresas recém criadas ou em fase de encubagem[i] para supervisão e apoio  ao  projeto  operacional).
     Portanto o grande fascínio e inspiração exercido pelo modelo empresarial desenvolvido pela da “Dell”, nas pessoas e Start-up’s, está no sólido desenvolvimento de uma cultura empresarial diferenciada, baseada na utilização da alta tecnologia de comunicação e operação aliada a interação à clientes e fornecedores, criando vínculos que se perpetuam com fidelidade funcional e de consumo.
     Visando uma correta estratégia, que solidifique padrões gerenciais e empresariais,  pessoas e Start-up’s deverão estar atentas aos legados da “Dell” para alcançarem vantagens competitivas pessoais e empresariais.      

 
 " É fácil decidir o que fazer, difícil é decidir o que não fazer " Michael Dell


[i]  Pequenas empresas que estão recebendo apoio estratégico de alguma instituição em seus primeiros anos de existência, evitando assim o fechamento precoce.



Fonte de pesquisa: site www.mundodasmarcas.blogspot.com; Livro: Sistemas de informação gerenciais.7ª edição - autores: Kenneth C. Laudon & Jane P. Laudon  


Nenhum comentário:

Postar um comentário