sábado, 26 de março de 2011

Minha opinião sobre ERP´s e o engessamento de processos



ERP´s (Enterprise Resource Planning) ou SIGE (Sistemas Integrados de Gestão Empresarial) são sistemas de informação que surgiram na década de 90, como um aplicativo que prometia ser capaz de integrar todos os processos dispersos pela ausência de uma estrutura operacional eficiente em uma corporação ou empresa. Tais sistemas são necessários, quando as empresas tem em sua direção, departamentos ou gerências diversos controles em vários programas e linguagens computacionais, que não se comunicam entre si ocasionando uma interrupção e engessamento no fluxo de comunicação e processos.
Existem hoje no mercado diversos ERP´s, ou seja, sistemas integrados de gestão que estão dando fluidez e estabilidade operativa em tempos de globalização, onde a sobrevivência das organizações está diretamente ligada a rapidez nas tomadas de decisões, oriundas de diversas informações que são repassadas à gerência instantaneamente pelos diversos setores da empresa. Evitando desta forma o engessamento das ações, e assegurando vantagens competitivas e sobrevivência empresarial.

"As tecnologias de informação e de negócios estão se tornando inevitavelmente uma coisa só. Não creio que alguém possa falar sobre um sem falar sobre o outro."  Bill Gates 


Fonte de pesquisa: http://pt.wikipedia.org/wiki/ERP - http://www.administradores.com.br/informe-se/artigos/erp-enterprise-resource-planning-ou-planejamento-dos-recursos-corporativos/13972/ - aulas ministradas pelo profº. Francisco Rapchan no Instituto Federal de Educação “campus-Serra ES”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário